sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Conhecer para respeitar e preservar

Arara ararauna - Nome científico 

Conhecida como arara-de-barriga-amarela, canindé, arara-amarela e ara-arauna. É um dos pstacídeos mais espertos (faz parte da família Psittacidae). 

Medindo cerca de 80 centímetros de comprimento, possui uma calda longa inconfundível, coloração azul ultramarino no dorso, e amarelo-dourado na parte inferior desde a face, ventre e até o rabo, em sua garganta possui uma linha negra.

Desenvolvem seus ninhos entre dezembro e maio em buracos nos troncos de grandes palmeiras mortas, normalmente escolhem as árvores altas, colocando em média dois ovos que serão incubados de 24 a 26 dias.

A Arara-Canindé migra em busca de alimento (normalmente sementes, frutas e nozes) deslocando-se por grandes distâncias. Elas vivem em pares ou em grupos pequenos, podendo chegar até bandos de 30 araras.

A Região em que vivem abrange da Amazônia até o Paraná, antigamente chegava até Santa Catarina, ela ainda pode ser encontrada no leste do Panamá, norte da Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru, Bolívia, até o norte da Argentina e Paraguai e no oeste do Equador.

(Fonte: www.projetoarara.com.br)